Vacina contra covid-19 da Pfizer é autorizada na União Europeia
21/12/2020
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) autorizou nesta segunda-feira (21) o pedido “para aplicação emergencial da vacina contra a covid-19, desenvolvida pela Pfizer-BioNTech.
De acordo com informações do Jn.PT ainda neste ano, entre os dias 27 e 29 de dezembro, “todos os Estados-Membros da União Europeia” iniciarão os seus programas de vacinação, simultaneamente , de acordo com os critérios definidos nas respectivas capitais.
Ainda segundo o veículo, em Portugal a vacinação começará no dia 27, segundo anúncio feito nesta segunda-feira pela ministra da Saúde, Marta Temido. “As primeiras doses chegam no dia 26. No dia 27, estamos preparados para começar a vacinar”, afirmou a ministra.
Durante a fase de investigação e desenvolvimento, a Agência Europeia do Medicamento foi acompanhando as várias etapas.
A vacina da Pfizer foi desenvolvida pelos laboratórios BioNTech na Alemanha, com investigações de RNA mensageiro, a partir dos quais criaram a molécula BNT162b2, que contém as instruções genéticas, que dão origem aos característicos espinhos do novo coronavírus.
Durante a fase de análise, a Agência Europeia do Medicamento concluiu que uma vez administrada a vacina em um receptor , “as suas células leem as instruções genéticas e produzem a proteína “spike” (espinhos)”.