Essa é a última semana da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em todas as 142 salas de imunização da rede municipal, das 08h às 17h, além dos outros três pontos que funcionam em sistema drive thru na Faculdade Bahiana de Medicina, no Cabula. Nos pontos Atacadão Atakarejo de Fazenda Coutos e no Outlet Center, no Uruguai das 8 às 14 horas.
A estratégia alcançou a meta de 90% da população imunizada com mais de 831 mil doses aplicadas . O empenho das equipes na ação e a procura da população evitou sobrecarga dos leitos de hospitais e emergências nesse momento delicado de pandemia do novo coronavírus.
A subcoordenadora de doenças imunopreveníveis, Doiane Lemos reforça que apesar dos significativos avanços, os pais devem estar atentos ao intervalo de 30 dias para a segunda dose que pede o esquema vacinal de crianças de seis meses e menores de seis anos que foram imunizadas pela primeira vez com a vacina influenza este ano.
“Das 30 mil crianças que se imunizaram com a primeira dose, 13 mil ainda não retornaram aos postos para completar a vacinação e efetivar a proteção, o número é muito alto e preocupante, já que estamos em um período que historicamente é maior a circulação do vírus da influenza na cidade”, alertou.
Devem receber a dose idosos, trabalhadores de saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte público, portuários, além de gestantes, puérperas (mães no pós-parto até 45 dias), pessoas com deficiência e crianças de seis meses a menores de seis anos, ou seja, até 5 anos 11 meses e 29 dias.
Para ter acesso às doses, os portadores de doenças crônicas deverão apresentar a prescrição médica com o motivo da indicação, ou seja, a patologia que o paciente apresenta. As puérperas também devem comprovar a que realização do parto nos últimos 45 dias
*Fonte: ASCOM – Secretaria Municipal de Saúde