Os benefícios medicinais da casca de romã. Não jogue fora
10/12/2020
Hoje em dia, a romã continua chamando a atenção por suas qualidades, propriedades e benefícios em suas várias formas de utilização.
Na antiguidade, vários povos e culturas consideravam a romã uma fruta sagrada com poderes curativos. Por isso, essa fruta sempre esteve presente em rituais, cerimônias, banquetes, obras de arte e em preparados medicinais.
Além das qualidades nutricionais e de seu poder medicinal, da romã tudo se aproveita: cascas, sementes, folhas e flores. E isso tem despertado a atenção da ciência, que através de pesquisas tem descoberto cada vez mais como incorporar todo o potencial dessa fruta, seja como alimento, medicamento ou outras finalidades.
- As sementes da romã podem ser usadas em chás, sucos, bebidas, doces e saladas
- A casca, as folhas e flores podem ser utilizadas em infusões para tratar várias doenças.
Mas além dessas utilizações, existem várias outras que estão sendo descobertas.
Prevenção do Alzheimer
Uma outra pesquisa, realizada pela Esalq – USP, avaliou o uso da casca da romã para prevenção do Alzheimer.
O estudo, realizado por Maressa Caldeira Morzelle, doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos, e orientado pela professora Jocelem Mastrodi Salgado, comparou as propriedades antioxidantes da romã com outras frutas como morango e mirtilo.
O resultado foi que a romã é a fruta mais eficaz no combate à doenças degenerativas, pois em sua casca há uma alta concentração de compostos fenólicos, os principais responsáveis pela atividade antioxidante da fruta.
E a casca da romã é a parte da fruta onde se concentra a maior quantidade das substâncias que contribuem para o combate ao Alzheimer, contendo 10 vezes mais antioxidantes em comparação com sua polpa.
O extrato da casca de romã tem propriedades capazes de inibir enzimas prejudiciais às terminações nervosas e aos neurônios. Por isso pode ajudar na prevenção do Alzheimer.
“Desta forma, verifica-se o potencial para a indústria no emprego das microcápsulas à base do extrato da casca de romã como um ingrediente a ser incorporado na dieta, sendo um aliado na prevenção do mal de Alzheimer ” completou a pesquisadora
A professora salienta ainda que as pessoas podem usufruir dos benefícios da romã ao tomar o suco ou o chá da casca. E que o ideal é que o faça desde logo, como forma de prevenção do Alzheimer e doenças degenerativas.
Casca de Romã para dor de garganta
Um dos benefícios bem conhecidos da romã é o de aliviar a dor de garganta e a tosse.
Para usar a casca da romã para esse fim, basta picá-la e deixá-la em infusão em água quente por 10 minutos.
Após isso, quando a infusão estiver morna, é só fazer gargarejo com essa água para aliviar a inflamação e a dor de garganta.
Como hidratante da pele
Graças ao nível elevado de antioxidantes, a casca de romã também promove benefícios para a pele.
Para se obter esse benefício, é só fazer um peeling facial, esfregando suavemente o interior da casca de romã na pele do rosto e deixar o resíduo dessa casca agir por 10 a 15 minutos.
Em seguida, lave bem o rosto com água morna.
Pó das cascas para diversos tratamentos medicinais
O pó das cascas do romã é benéfico para a saúde, ajudando a prevenir e tratando vários problemas de saúde, como:
- diarreia
- fraqueza nos ossos
- acnes
- queda de cabelo e caspa
- doenças cardíacas
- pressão alta
- problemas bucais como gengivite, aftas e mau hálito
Como fazer o pó das cascas de romã
Para fazer o pó das cascas da romã siga as seguintes etapas :
- Pegue de 4 a 5 romãs e corte cada uma ao meio, longitudinalmente (horizontal).
- Em seguida, retire todas as sementes e separe as cascas.
- Corte novamente cada casca em duas metades.
- Com uma faca, retire a parte amarela logo abaixo da película vermelha, pois se deixá-la após estar seca, dará um gosto amargo ao pó.
- Em um prato ou pano seco, coloque as cascas separadas das outras para tomar Sol e desidratar.
- Deixe as cascas ao Sol, o tempo suficiente até que fiquem duras e sem nenhuma umidade.
- Feito isso, em seguida, coloque as cascas em um triturador, mixer ou liquidificado,r e triture por 2 minutos.
- Logo após, coloque o pó em um frasco de vidro esterilizado e hermético.
Utilizações do pó
Para promover a saúde do coração, pode-se misturar uma colher (chá) do pó de casca de romã com um copo de água morna e beber essa mistura com frequência (consulte um médico antes).
Já para a saúde dos ossos pode fazer essa mesma mistura, mas com a diferença de adicionar uma colher (chá) de pó da casca de romã a mais.
Outra forma de usar o pó das cascas de romã, é através da utilização tópica misturado-o a outros componentes como cremes de rosto ou cabelo, para promover a beleza e saúde à pele e ao cabelo.
Além das cascas de romã conterem antioxidantes, elas também contêm ácido elágico que retém a umidade, proporcionando maciez e viçosidade à pele e ao cabelo.
O pó das cascas de romã também faz bem à saúde bucal. Para isso é só massagear as gengivas com o mesmo. Dessa forma, você estará prevenindo doenças gengivais.
Para a prevenção da cárie dentária, pode-se também adicionar uma pitada de pimenta preta ao pó de romã e aplicar essa mistura com os dedos sobre os dentes e deixar por alguns minutos. Em seguida enxague bem a boca.
é importante ressaltar que antes de empregar a romã para usos medicinais, consulte um médico para saber se não existe nenhuma contraindicação ou possibilidade de reações adversas ou interações medicamentosas se fizer uso de outros medicamentos.
*Com informações do Green Me
Foto: Pixabay