Governador João Doria diz que vacinação contra Covid-19 terá início em Janeiro
07/12/2020
O governador de São Paulo – João Doria (PSDB) – anunciou nesta segunda-feira (7) o programa estadual de vacinação contra o Covid-19, com início em 25 de Janeiro.
Na primeira fase serão imunizados pessoas acima de 60 anos, profissionais da saúde, indígenas e quilombolas.
Em coletiva de imprensa, Doria voltou a criticar o programa preliminar nacional de imunização anunciado pelo Governo Federal na última semana, que apresenta previsão nacional de iniciar a vacinação em março. “Não viramos as costas para o plano nacional. Por que iniciar em março se podemos fazer isso em janeiro? Perdemos 600 vidas todos os dias no Brasil”, afirmou Doria.
O plano do Ministério da Saúde não cita a Coronavac, vacina que está sendo desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceira com o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo. O imunizante está na terceira fase de testes e precisa ter sua eficácia comprovada antes de ser liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O estado de São Paulo recebeu, na última quinta-feira, um lote de 600 litros de matéria-prima para a fabricação do imunizante.
Segundo João Doria, os insumos serão suficientes para a produção de 1 milhão de doses da CoronaVac. Cerca de 40 profissionais do Butantan irão trabalhar na fabricação da vacina.
Um total de 120 mil doses prontas da vacina chegaram ao Brasil no dia 19 de Novembro. O objetivo do Butantan é ter 46 milhões de doses disponíveis até a metade de Janeiro. O acordo entre o governo de São Paulo e a Sinovac prevê a compra de 6 milhões de doses prontas e matéria-prima para produção de outras 40 milhões.
A expectativa do governo paulista é entregar o relatório final de testes ainda e dezembro.
*Da Redação
Foto: picture alliance | Crédito: dpa/picture alliance via Getty Images