Vacina contra Covid-19 da Moderna apresenta eficácia em 94,5%

Vacina contra Covid-19 da Moderna apresenta eficácia em 94,5%

16/11/2020 0 Por Redação

 

A vacina experimental da Moderna Inc foi 94,5% eficaz na prevenção do COVID-19 com base em dados provisórios de um teste em estágio final, disse a empresa nesta segunda-feira (16), tornando-se a segunda farmacêutica dos EUA a relatar resultados que superam as expectativas.

Junto com a vacina da Pfizer Inc, que também é mais de 90% eficaz, e aguardando mais dados de segurança e revisão regulatória, os Estados Unidos poderiam ter duas vacinas autorizadas para uso de emergência em dezembro, com até 60 milhões de doses da vacina disponíveis este ano.

No próximo ano, o governo dos EUA poderá ter acesso a mais de 1 bilhão de doses apenas dos dois fabricantes de vacinas, mais do que o necessário para os 330 milhões de residentes do país.

As vacinas, ambas desenvolvidas com a nova tecnologia conhecida como RNA mensageiro (mRNA), representam ferramentas poderosas para combater uma pandemia que infectou 54 milhões de pessoas em todo o mundo e matou 1,3 milhão. A notícia também chega em um momento em que os casos COVID-19 estão disparando, batendo novos recordes nos Estados Unidos e empurrando alguns países europeus de volta ao bloqueio.

“Vamos ter uma vacina que pode parar o COVID-19”, disse o presidente da Moderna, Stephen Hoge, em entrevista por telefone.

A análise provisória da Moderna foi baseada em 95 infecções entre os participantes do ensaio que receberam um placebo ou a vacina. Destes, apenas cinco infecções ocorreram naqueles que receberam a vacina, que é administrada em duas doses com 28 dias de intervalo.

“Ter mais de uma fonte de uma vacina eficaz aumentará o fornecimento global e, com sorte, ajudará a todos nós a voltar ao normal em 2021”, disse Eleanor Riley, professora de imunologia e doenças infecciosas da Universidade de Edimburgo .

As ações da empresa, que mais do que quadruplicaram este ano, subiram 15% no pré-mercado, enquanto as ações europeias e os futuros de Wall Street saltaram com a atualização da vacina. Os futuros do S&P 500 de referência subiram 1,3%, parando pouco antes de um novo recorde, enquanto o STOXX 600 pan-europeu atingiu altas do final de fevereiro.

As ações da Pfizer caíram 1,7% no pré-mercado, enquanto a britânica AstraZeneca, que ainda não divulgou resultados de seus testes de vacinas em estágio final, ficou 0,7% mais fraca.

VANTAGENS

Uma das principais vantagens da vacina da Moderna é que ela não precisa de armazenamento ultracongelado como a da Pfizer, o que facilita a distribuição. 

A Moderna espera que seja estável em temperaturas normais de geladeira de 2 a 8 graus Celsius (36 a 48 ° F) por 30 dias e pode ser armazenado por até 6 meses a -20C.

A vacina da Pfizer deve ser despachada e armazenada a -70 ° C, o tipo de temperatura típica de um inverno antártico. Pode ser armazenado por até cinco dias em temperaturas normais de refrigerador ou por até 15 dias em uma caixa térmica de remessa. (Com Reuters)

 

Foto; Getty Imagens