Estados dos EUA correm para comprar freezers de vacinas ultrafrias
14/11/2020
Estados, cidades e hospitais dos EUA estão lutando para comprar freezers ultracongelados que possam armazenar com segurança a vacina PFE.N COVID-19 da Pfizer Inc , ignorando os conselhos dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA ( CDC) para segurar.
O impulso revela uma falta de infraestrutura para apoiar uma campanha de vacina superfrio, incluindo equipamentos para armazenar milhões de doses da vacina da Pfizer em temperaturas de 70 graus Celsius negativos (94 ° F negativos), significativamente abaixo do padrão para vacinas de 2 a 8 graus Celsius (36-46 ° F).
Alguns fabricantes de freezers especiais alertam sobre esperas de meses pelas unidades.
Isso também marca a desconfiança generalizada em relação ao conselho do CDC, que em 26 de agosto exortou os provedores de saúde a não comprar freezers de temperatura ultrabaixa (ULT), dizendo que estava trabalhando em soluções para os “requisitos muito complexos de armazenamento e manuseio” da Pfizer.
Uma porta-voz do CDC disse na quinta-feira que a agência espera que as primeiras doses da vacina sejam em quantidades limitadas e rapidamente distribuídas, reduzindo a necessidade de armazená-las em freezers especializados.
Mas as notícias na segunda-feira que os resultados iniciais de um teste fundamental da vacina desenvolvida pela Pfizer e o parceiro alemão BioNTech 22UAy.F mostraram que ela é mais de 90% eficaz, chamou a atenção para a eventual logística de transporte e armazenamento.
“Eu estimaria que um terço dos estados estão comprando equipamentos de armazenamento ultracongelado”, disse Claire Hannan, diretora executiva da Association of Immunization Managers, uma organização sem fins lucrativos que representa as autoridades estaduais e locais de saúde pública que lidam com vacinas.
Os freezers especializados exigidos pela vacina da Pfizer podem custar de US $ 5.000 a US $ 15.000.
Moderna Inc MRNA.O está perto de liberar resultados de eficácia para sua vacina similar, que requer uma temperatura de armazenamento mais fácil de acomodar de menos 20 graus Celsius (menos 4 ° F).
Pelo menos meia dúzia de estados, incluindo Califórnia, Rhode Island e Novo México, disseram em comentários publicados ao CDC que esperam enfrentar desafios devido ao fornecimento limitado de freezers ULT. Um número semelhante disse à Reuters ou disse em documentos públicos que estão comprando unidades antes do lançamento da vacina.
O governador do Kentucky, Andy Beshear, pediu na quinta-feira o financiamento federal para armazenamento refrigerado e disse que espera que outras vacinas com requisitos de armazenamento menos onerosos sejam aprovadas.
No início deste ano, devido à falta de uma resposta federal coordenada à pandemia, os estados foram forçados a competir entre si por tudo, desde máscaras N95 de proteção para profissionais de saúde até ventiladores e equipamentos de teste.
Embora a demanda por freezers ULT esteja subindo, ela não entrou na fase de pânico do ventilador inicial da pandemia, onde “tivemos tempos de espera de 18 meses”, disse Rebecca Gayden, que supervisiona o fornecimento de freezers e outros equipamentos de capital na Vizient, um grupo de compra usado por mais de 5.000 sistemas de saúde sem fins lucrativos e afiliados.
Northwell Health, o maior sistema hospitalar do estado de Nova York, disse que alugou cerca de 20 freezers ultrafrios para a vacina da Pfizer e que os fabricantes agora têm listas de espera.
Alguns fabricantes menores, no entanto, reconheceram problemas devido ao aumento da demanda. Helmer Scientific, com sede em Indiana, disse que a produção de novos pedidos avançou para o ano que vem.
A Stirling Ultracold de Ohio, que vendeu um ULT portátil de 6.000 doses de tamanho refrigerador para a Dakota do Norte, bem como grandes freezers para os freezers UPS.N da United Parcel Service Inc , disse que a espera de entrega agora pode se estender por até dois meses.
George Gerhardt, representante do programa de preparação para emergências em Dakota do Norte, onde o vírus agora está se espalhando, disse que seu estado começou a comprar freezers neste verão. “Se esperarmos até o último dia, todo mundo vai querer um”, disse Gerhardt na época, antes de comprar 10 unidades ULT.
O Departamento de Saúde de Wyoming não teve tanta sorte. Seu freezer ULT está “em espera” até o final de dezembro, disse o oficial de informação pública Kim Deti.
Filadélfia está gastando cerca de US $ 19.000 em dois freezers B Medical programados para serem instalados no final deste mês, e está trabalhando com os sistemas locais de saúde para garantir capacidade adicional.
A vacina da Pfizer pode obter aprovação regulatória dentro de semanas, com distribuição a começar quase imediatamente.
Será transportado em contêineres do tamanho de malas, cheios de gelo seco, que só podem ser abertos duas vezes ao dia e duram no máximo duas semanas. O gelo seco também foi oferecido como uma solução potencial para as nações sem acesso ao armazenamento ULT nos centros de vacinação.
“O lixo é uma grande preocupação”, disse Soumi Saha, vice-presidente de defesa da Premier Inc, que coordena as compras de milhares de hospitais e sistemas de saúde dos EUA. “Você recusa um paciente porque não consegue abri-lo uma terceira vez naquele dia?” ( Com Reuters)