Casos de COVID-19 ainda surgem nas Américas, alerta a OMS

Casos de COVID-19 ainda surgem nas Américas, alerta a OMS

12/11/2020 0 Por Redação

 

Os casos de COVID-19 ainda estão aumentando nas Américas, uma média de 150 mil por dia na semana passada, disse o escritório regional da Organização Mundial da Saúde na quarta-feira.

Os Estados Unidos continuam registrando números recordes, enquanto partes do Canadá e alguns estados do México, incluindo a capital, estão passando por picos, disse a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Os Estados Unidos se tornaram o primeiro país a ultrapassar 10 milhões de infecções por COVID-19, de acordo com uma contagem da Reuters, enquanto a terceira onda do vírus surge em todo o país.

Outros países das Américas estão se saindo melhor. Argentina, Costa Rica e Jamaica reduziram o surto com rastreamento efetivo de contatos, e a maioria dos países caribenhos evitaram picos agindo rapidamente, disse o diretor assistente da OPAS Jarbas Barbosa.

A Europa tem sido uma advertência sobre o perigo de um ressurgimento do vírus quando as medidas restritivas são suspensas muito rapidamente, disse ele em um comunicado.

A América Central está vendo uma redução constante nos casos de COVID-19 devido a melhores medidas de controle, disse o diretor da OPAS.

Chile, Paraguai e Uruguai achataram suas curvas e os casos na Argentina estão diminuindo devido à melhor coordenação entre os governos federal e provincial, disse ele.

Os sistemas eficazes de vigilância de epidemias do Chile permitiram que o país se recuperasse após picos sem precedentes no início deste ano, disse Barbosa.

Em Cuba e na Costa Rica, os sistemas universais de saúde têm garantido que a pandemia COVID-19 nunca saia do controle, disse ele. (Com Reuters)