Solidão é associada a 18% dos casos de depressão em adultos mais velhos, diz pesquisa

Solidão é associada a 18% dos casos de depressão em adultos mais velhos, diz pesquisa

10/11/2020 0 Por Redação

 

Quase um em cada cinco casos de depressão em adultos mais velhos poderia ser evitado se a solidão fosse eliminada, sugere a pesquisa.

A solidão foi associada a até 18% dos casos de depressão em adultos com mais de 50 anos, descobriram pesquisadores da University College London (UCL), King’s College London, Camden e Islington NHS Foundation Trust e Imperial College London.

Os pesquisadores descobriram que as experiências subjetivas de solidão das pessoas estavam ligadas ao desenvolvimento de depressão até 12 anos depois, independentemente de medidas mais objetivas de isolamento social.

A autora sênior, Dra. Gemma Lewis, da Divisão de Psiquiatria da UCL, disse: “Descobrimos que se as pessoas se consideravam solitárias era um fator de risco maior para depressão do que quantos contatos sociais e apoio elas tinham.

“As descobertas sugerem que não é apenas passar tempo com outras pessoas que importa, mas ter relacionamentos e companheirismo significativos.”

O Dr. Lewis acrescentou: “Nosso estudo tem implicações importantes para a saúde pública, pois sugere que abordagens baseadas na comunidade projetadas para reduzir a solidão podem reduzir as taxas de depressão.

“Construir relacionamentos, conexões significativas e um senso de pertencimento pode ser mais importante do que apenas aumentar o tempo que as pessoas passam com outras.”

O estudo foi financiado pelo National Institute on Aging, dos Estados Unidos, e por um consórcio de departamentos do governo do Reino Unido coordenado pelo National Institute for Health Research. Foi publicado no The Lancet Psychiatry. ( Com BBC News).

Foto; Pixabay