Presidente ucraniano e mais dois  funcionários contraíram coronavírus

Presidente ucraniano e mais dois funcionários contraíram coronavírus

09/11/2020 0 Por Redação

 

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy e dois altos funcionários presidenciais e do governo testaram positivo para o coronavírus, disseram gabinetes presidenciais e governamentais nesta segunda-feira(09).

“O chefe de Estado está se sentindo bem e continuará a desempenhar suas funções remotamente em isolamento”, disse o gabinete de Zelenskiy em um comunicado.

“Apesar de todas as medidas de quarentena, também recebi um resultado + (positivo). Eu tenho 37,5 e desejo a todos 36,6! ” Zelenskiy disse em uma mensagem do Telegram, referindo-se a sua temperatura corporal.

A esposa de Zelenskiy, Olena, contraiu COVID-19 em junho e passou várias semanas em um hospital.

Minutos após o anúncio de Zelenskiy, Andriy Yermak, chefe do gabinete presidencial, disse no Facebook que também havia testado positivo para o vírus.

O ministro das Finanças, Serhiy Marchenko, também foi diagnosticado com COVID-19 e trabalhará remotamente, disse seu ministério.

Na quinta-feira, Marchenko, o primeiro-ministro Denys Shmygal e outros ministros participaram de uma sessão parlamentar. O escritório de Shmygal disse que ele não tinha sinais da infecção, mas faria um teste na terça-feira.

A contagem diária de infecções por coronavírus na Ucrânia aumentou no final de setembro e permaneceu consistentemente alta ao longo de outubro e início de novembro, levando o governo a estender as medidas de bloqueio até o final deste ano.

Shmygal disse na semana passada que o número de novos casos pode saltar para 15.000 por dia até o final de novembro e para 20.000 por dia até o final do ano.

Zelenskiy disse na segunda-feira que a Ucrânia pode introduzir um bloqueio nos fins de semana em um esforço para conter a pandemia e que tal medida não teria um impacto negativo sério na economia.(Com Reuters)

Foto; Reprodução Google