Bangladesh assina acordo com a Índia para aquisição de 30 milhões de doses de vacina da AstraZeneca

Bangladesh assina acordo com a Índia para aquisição de 30 milhões de doses de vacina da AstraZeneca

05/11/2020 0 Por Redação

 

Bangladesh assinou um acordo com o Serum Institute of India nesta quinta-feira (05) para comprar 30 milhões de doses de uma vacina potencial contra o coronavírus que está sendo desenvolvida pela farmacêutica britânica AstraZeneca.

A vacina experimental contra COVID-19 da AstraZeneca é vista como uma das candidatas mais avançadas na corrida contra o novo coronavírus.

“Quando a vacina estiver pronta, o Serum Institute nos dará 30 milhões de doses na primeira fase”, disse o ministro da Saúde, Zahid Maleque, a repórteres após a assinatura do acordo em Dhaka.

Ele disse que 5 milhões de doses de vacina por mês seriam compradas através da fabricante de medicamentos de Bangladesh, Beximco Pharmaceuticals.

“Seremos capazes de vacinar 15 milhões de pessoas, pois são necessárias duas injeções de vacina para cada pessoa com 28 dias de intervalo”, disse Maleque.

Ainda segundo Maleque, o Serum Institute fornecerá a vacina a um preço semelhante ao que a Índia paga. Fontes oficiais da Reuters disseram que o custo pode ser de US $ 4 a US $ 5 por dose.

Bangladesh está em negociações com parceiros de desenvolvimento, incluindo o Banco Mundial e o Banco Asiático de Desenvolvimento, para garantir fundos para a vacina, disseram autoridades governamentais.

Enquanto isso, há dúvidas sobre o último estágio de teste da Sinovac Biotech de uma potencial vacina contra o coronavírus em Bangladesh, depois que Dhaka se recusou a atender à demanda da empresa chinesa por co-financiamento.

Especialistas temem que Bangladesh possa enfrentar outro surto de infecções durante o inverno, tendo até agora confirmado 416.006 casos, incluindo 6.021 mortes.

O Serum Institute, maior fabricante mundial de vacinas por volume, fez parceria com a AstraZeneca, a Fundação Gates e a aliança de vacinas Gavi para produzir mais de um bilhão de doses de uma vacina COVID-19 para fornecimento global.

Ela está realizando testes para três vacinas potenciais contra o coronavírus, incluindo uma licenciada para a AstraZeneca pela Universidade de Oxford.

A AstraZeneca disse ainda nesta quinta-feira que estava retendo as entregas enquanto aguarda os dados dos testes clínicos em estágio final, a fim de maximizar a vida útil dos suprimentos.

A farmacêutica assinou vários acordos de fornecimento e fabricação com empresas e governos em todo o mundo, enquanto dados de outubro mostraram que a vacina produz uma resposta imunológica em adultos jovens e idosos (Com Reuters).