Novembro Roxo: HGRS realiza programação em atenção à prematuridade
03/11/2020
Em atenção ao mês de sensibilização para a prematuridade – Novembro Roxo, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realiza, a partir desta terça-feira (3), atividades voltadas para sensibilização e capacitação dos profissionais do serviço de neonatologia da unidade. “Cuidar faz todo sentido” é o tema da edição deste ano da campanha.
Ao longo do mês, a atividade trará abordagens sobre o sistema sensorial e, a cada semana, um dos sentidos – visão, audição, olfato, paladar e tato – será trabalhado, por meio de capacitações.
Em paralelo, haverá dinâmicas com os profissionais, a fim de proporcionar experiências sensoriais relacionadas aos subtemas. Estão, ainda, na programação apresentações sobre as estratégias de neuroproteção do prematuro, momentos de bem-estar do cuidador e reuniões virtuais com especialistas.
Novembro Roxo
Com o objetivo de promover a conscientização, o dia 17 de Novembro foi escolhido, em 2009, pela European Foudation for the Care of Newborn Infants (Fundação Europeia para os Cuidados do Recém-Nascidos, em livre tradução para o português) como Dia Mundial da Prematuridade e, desde então, a cor roxa é utilizada para representar a causa. Em todos os anos, a temática é discutida com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre os riscos da prematuridade e a necessidade de cuidado especializado para essa população e sua família.
Confira, abaixo, o cronograma da campanha Novembro Roxo no HGRS.
3 a 6/11 – Sentido da audição:
“Cantinho da música”, com apresentações musicais na ala neonatal (3º andar do HGRS) – área próxima ao elevador.
• 3/11 – 14h – Lucas Oliveira (violino)
• 4/11 – 14h – Quézia Menezes (piano)
• 5/11 – 18h30 – Nino Bezerra (contrabaixo acústico)
• 6/11 – 14h – Cássio Polti (violão)
Todos os músicos foram convidados a participar de forma voluntária, sem recebimento de cachê.
9 a 13/11 – Sentido da visão:
Apresentação de imagens sobre cuidado voltado para o desenvolvimento do prematuro, mensagens positivas e de encorajamento para a equipe. O projetor será instalado na ala neonatal (3º andar do HGRS), próximo à sala da coordenação de enfermagem.
16 a 20/11 – Sentido do tato:
“Cantinho do toque”, em parceria com o Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (Siast-HGRS), na ala neonatal (3º andar) – no final do corredor. A ação será realizada nos dias 16 e 19/11, das 14h30 às 15h30, com participação da fisioterapeuta Cristiane Jordan e da enfermeira reikiana Ana Cláudia.
23 a 27/11 – Sentido do olfato e paladar:
Serão distribuídos bombons decorados com a cor roxa e mensagens positivas.
Além dessas ações, profissionais treinados previamente estarão à disposição do projeto durante a realização das rotinas e cuidados do recém-nascido, sugerindo maneiras mais eficientes que gerem menos estímulos negativos e potencializem o desenvolvimento.
Serão realizados, também, dois encontros online, pela plataforma Zoom:
5/11 – 19h30 – 1º Encontro virtual: Sistema visual e auditivo do prematuro: minimizando riscos para melhoria da qualidade assistencial.
Palestrantes: Mariana Macedo (médica oftalmologista do HGRS) e Verônica Bené (fonoaudióloga e especialista em fonoaudiologia neonatal).
18/11 – 19h30 – 2º Encontro virtual: presença dos pais nas unidades neonatais e os cinco sentidos do prematuro.
Palestrantes: Monalisa Barros (psicóloga com atuação em método clínico centrado na pessoa e humanização do nascimento e parto) e Louise Perna (nutricionista do HGRS).
Links de acesso: http://bit.ly/NovembroRoxoHGRS2020 (1º Encontro – dia 5 de novembro) e http://bit.ly/NovembroRoxoHGRS2020_2 (2º Encontro – dia 18 de novembro)
As atividades seguem todas as recomendações estabelecidas pelas autoridades de saúde.
Fonte; Hospital Roberto Santos
Foto; Pixabay