Reino Unido inaugura 1ª centro para consumo seguro de drogas

Reino Unido inaugura 1ª centro para consumo seguro de drogas

16/01/2025 0 Por Redação

O Reino Unido inaugurou na última segunda-feira (13) o primeiro centro oficial para consumo de drogas. O espaço está localizado em Glasgow, maior cidade da Escócia. Mesmo com a inauguração do local, as drogas continuam ilegais no país, no entanto, o uso pode acontecer somente no estabelecimento. As informações são do Bahia Notícias.

A medida é vista como uma estratégia para redução de danos. A entrega do equipamento estava projetada para começo de 2023. Porém, a data foi adiada por conta de obras no prédio da sala. 

A área é vista como local para que os indivíduos com dependência não sofram riscos adicionais do uso de drogas, como contaminação de doenças e quadros de overdose. Segundo publicação do O GLOBO, o centro vai ofertar ainda cuidados e encaminhamento para outros serviços de saúde. O novo equipamento funcionará diariamente, das 9h às 21h, e está localizado próximo a pontos conhecidos de uso de substâncias na cidade.

“Temos fortes evidências de outras cidades com problemas semelhantes que mostram que um centro do tipo poderia ajudar a evitar mortes por uso de drogas, ajudar a conter a disseminação da infecção pelo HIV, reduzir o lixo relacionado às drogas e reduzir significativamente os custos em outros serviços de saúde e assistência social. Isso proporcionará a um grupo gravemente marginalizado o acesso ao tratamento e ao apoio que lhes faltam há anos”, explicou o diretor médico associado para Serviços de Álcool e Drogas da região de de Grande Glasgow e Clyde, Saket Priyadarshi. 

O prédio do equipamento conta com salas de bate-papo privadas, onde os usuários podem conversar com a equipe; um espaço de uso separado de drogas com oito cabines individuais; uma área de recuperação pós-injeção com uma equipe treinada e uma parte dedicada ao pós-tratamento, onde os usuários podem interagir com a equipe de apoio à saúde e representantes de diversas organizações de apoio.

Há também espaços onde é fornecido acesso a uma série de tratamentos, incluindo a análise de feridas e realização de testes de vírus transmitidos pelo sangue, segundo informações do Sistema Nacional de Saúde britânico (NHS).

 

*Fonte: Bahia Notícias

*Foto: Pixabay