Salvador ganha Laboratório com homenagem ao médico e cientista Elsimar Coutinho

Salvador ganha Laboratório com homenagem ao médico e cientista Elsimar Coutinho

04/06/2024 0 Por Redação

O prefeito Bruno Reis e a vice-prefeita e Secretária Municipal de Saúde, Ana Paula Matos, inauguraram nesta segunda-feira, 03, o novo Laboratório Central de Salvador (LACS), localizado no bairro de Amaralina. O intuito é oferecer um moderno centro médico para a população e reafirmar o compromisso com a qualidade e a acessibilidade para todos os cidadãos.

Um dos destaques do LACS é o espaço batizado como “Centro de Análises Clínicas Dr. Elsimar Coutinho”, em tributo ao renomado médico e cientista baiano. Dr. Elsimar Coutinho, reconhecido por suas contribuições significativas à medicina, que deixou um legado duradouro, especialmente na área da saúde reprodutiva. Seu trabalho sempre focou em garantir o acesso da população aos serviços de saúde.

A cerimônia de inauguração também contou com a presença de Charlotte Coutinho, presidente do Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (CEPARH), instituição fundada pelo Dr. Elsimar Coutinho, e Pedro Godinho,  ex-presidente da Câmara Municipal de Salvador.

O prefeito Bruno Reis reiterou a importância do médico para a ciência.  “Elsimar Coutinho foi, sem dúvida, uma das cabeças mais brilhantes deste país, um dos homens que mais contribuiu para avanços importantes, em especial, na ciência e na Medicina. É com muita alegria que a prefeitura presta esta homenagem, por tudo que ele realizou em prol da saúde da nossa cidade, do nosso Brasil e do mundo”, disse.

 “É um imenso prazer poder receber, em nome de meu pai, Dr. Elsimar Coutinho, essa homenagem. Ele que sempre lutou pela Medicina, pelas grandes descobertas, pelo povo baiano, e pelas mulheres, que ele sempre defendeu”, declarou Charlotte Coutinho.

Atuação

O Lacs atua nas áreas de hematologia, microbiologia, bioquímica, uroanálise, dosagens hormonais, imunologia e parasitologia, e conta com um sistema de gerenciamento de dados laboratoriais, que inclui o interfaceamento com os equipamentos analisadores e a emissão dos laudos de exames. Os laudos são liberados pelos bioquímicos por assinatura digital, e podem ser acessados pelos pacientes através da internet.

O novo prédio do laboratório tem subsolo (com sala de coleta, esterilização, almoxarifado), térreo (bioquímica, uroanálise, imunologia, hematologia e microbiologia) e primeiro andar (eletroforese, parasitologia, coordenação, apoio técnico e operacional).

 

*Foto: Divulgação