Ministério da Saúde torna HTLV doença de notificação compulsória

Ministério da Saúde torna HTLV doença de notificação compulsória

15/02/2024 0 Por Redação

 

Seguindo iniciativa pioneira da Bahia, o Ministério da Saúde acaba de publicar a portaria nº 3.148, que inclui a infecção pelo vírus Linfotrópico de Células T Humanas – HTLV em gestantes, parturientes ou puérperas e da criança exposta ao risco de transmissão vertical do HTLV na lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de Saúde Pública, nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional.

No Estado, o HTLV é de notificação compulsória de interesse estadual desde 2011, garantindo desde então fórmulas lácteas para o primeiro e segundo semestres e a oferta da cabergolina para inibir a lactação. A decisão foi decorrente da alta prevalência do HTLV na região Nordeste, evidenciada por pesquisas científicas.

Um ano após a publicação da portaria, em 2012, a Bahia iniciou a triagem no pré-natal. Em 2020, foi aprovada a Linha de Cuidado Integral aos Portadores do HTLV, por meio da Portaria nº 460. O avanço das ações para controle do HTLV na Bahia é um compromisso do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), com apoio da Associação HTLVIDA.

*Foto: Reprodução