ABM critica abertura de novos cursos de medicina na Bahia
18/10/2023A Associação Bahiana de Medicina (ABM) criticou o edital de autorização do Governo Federal para o funcionamento de cursos de medicina em faculdades privadas no Brasil. A Bahia foi o estado que mais obteve vagas disponíveis com a oferta de 15 cursos em 900 vagas distribuídas em 257 cidades baianas.
Por meio de nota , a ABM destaca que a medida do Governo e do Ministério da Educação (MEC) pode “ prejudicar a qualidade da assistência em saúde” e que a decisão “ pode expor pacientes a médicos com formação insuficiente”
A Associação disse ainda que defende a necessidade de adoção de critérios estabelecidos pelo MEC e pelo Ministério da Saúde para implantação de cursos de medicina.
A AMB afirmou também que o Brasil não necessita somente de mais médicos formados, mas sim de profissionais melhor formados.
“ O entendimento da ABM é de que o país não precisa apenas de mais médicos, mas de médicos melhor formados. Dados da AMB mostram que o país possui mais de 560 mil médicos, tendo 2,7 profissionais por 1 mil habitantes. Esse índice praticamente dobrou desde 2013 e supera os de países como Japão e Estados Unidos. Atualmente, com 389 escolas de medicina em funcionamento, que juntas formam mais de 30 mil profissionais por ano, até 2035, o país terá cerca de 1 milhão de médicos em atividade.
“Esses são apenas alguns dos dados que levam a ABM em conformidade com o CFM e AMB, a condenar publicamente o anúncio do edital para autorização de cursos de medicina”.
*Foto: Reprodução