Segundo The Lancet, algumas vacinas contra a Covid-19 podem aumentar o risco de infecção por HIV
22/10/2020
Um grupo de pesquisadores divulgou no jornal médico “The Lancet” que algumas das vacinas contra a Covid-19 atualmente em desenvolvimento podem aumentar o risco de infecção por HIV, potencialmente levando a um aumento na incidência da doença à medida que as vacinas são lançadas para populações vulneráveis ao redor do mundo.
Os pesquisadores falam sobre os esforços para criar uma vacina contra o HIV há mais de uma década, em que uma vacina candidata promissora na verdade aumentou o risco de alguns homens pegarem o vírus.
No caso específico, a vacina fez uso de um vírus modificado chamado adenovírus 5 (Ad5) como vetor para transportar parte do material genético do HIV para o corpo.
Não se sabe exatamente como a vacina aumentou os riscos de transmissão do HIV, mas uma conferência convocada pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH, na sigla em inglês) recomendou contra o uso futuro do Ad5 como um vetor em vacinas contra a Aids –Anthony Fauci, principal autoridade em doenças infecciosas dos Estados Unidos, foi o autor principal do artigo que descreve a ocorrência.
O Ad5 é usado como um vetor em algumas vacinas desenvolvidas contra a Covid-19 –a “Science” identifica quatro candidatas, que estão atualmente passando por testes clínicos em vários países ao redor do mundo, incluindo os EUA, com dois testes de fase 3 em grande escala em andamento na Rússia e no Paquistão.
Os pesquisadores enfatizaram a necessidade de compreender o papel que o Ad5 pode desempenhar no aumento dos riscos de HIV em populações vulneráveis antes de desenvolver e implantar vacinas que o utilizem.
Eles acrescentam que os documentos de consentimento informado devem refletir a “literatura considerável” sobre o risco de aquisição de HIV com vetores Ad5.
Muitas vacinas usam vírus modificados para transportar material para o corpo humano. Alguns utilizam um adenovírus modificado para fazer isso, um vírus que geralmente é inofensivo, exceto pela capacidade de causar o resfriado comum.
Alguns dos principais candidatos para vacina contra Covid-19, incluindo Johnson & Johnson e AstraZeneca, usam adenovírus como vetores. Não há evidências de que esses aumentem o risco de infecção pelo HIV.
Fonte: Forbes