Johnson & Johnson promove desafio de inovação aberta com startups e hospitais
14/10/2022
A Johnson & Johnson MedTech acaba de lançar a primeira edição do Medtech Challenge no Brasil – desafio de inovação aberta que conectará startups e hospitais em busca de soluções inovadoras e tecnológicas para a área de saúde. A iniciativa conta com a participação dos hubs de inovação Inova HC, do Hospital das Clínicas (SP), e do Atrion, do Hospital Moinhos de Vento (RS), e a proposta é conectar os parceiros às startups do ecossistema de healthtech a partir dos desafios, para que, trabalhando juntos, cheguem a soluções que tragam mais valor para o setor.
A primeira etapa do processo, também realizada de forma colaborativa, foi justamente o mapeamento dos problemas e oportunidades de melhoria dentro dos dois hospitais participantes. Para tanto, a Distrito realizou workshops com um time multidisciplinar, que envolveu desde equipes de enfermeiros, área de administração e médicos, até os times de inovação. Entre os principais temas apontados estão avanços na jornada do paciente e aprimoramento de processos internos, visando otimizar fluxos.
A partir daí, foram definidos dois desafios que as startups poderão solucionar, ambos conectados a melhor assistência à saúde do paciente. O Hospital das Clínicas visa encontrar uma solução que aprimore a jornada de atenção primária de modo a desafogar a fila de espera no atendimento e otimizar o tempo de atendimento e reduzir a permanência do paciente. Já o Hospital Moinhos de Vendo busca uma solução de cadastro e consulta de dados de pacientes de forma rápida, integrada e facilitada. As inscrições devem ser feitas até o dia 21/10, por esta página.
“O propósito do Medtech Challenge é fomentar a inovação com nossos parceiros e identificar oportunidades de trabalho em conjunto”, explica a líder de Soluções Estratégicas da J&J MedTech Brasil, Bruna Cutrupi. Segundo ela, a pandemia acelerou o entendimento de que para solucionar as dores do setor de Saúde é necessário e cooperação intensiva entre os diversos atores do setor. “Por isso ainda, o desafio reúne profissionais de diversas formações e áreas, o que significa que podem preencher as lacunas de conhecimento uns dos outros e trazer novas perspectivas para a solução do problema proposto”.
Conexão Medtech Challenge
Uma vez inscritas, as startups submetem suas propostas para uma avaliação inicial. Após a seleção das soluções mais promissoras, as startups apresentarão suas propostas durante o Pitch Day e serão avaliadas por uma banca de examinadora, composta pela J&J MedTech e por líderes de inovação dos dois hospitais participantes. A ideia é identificar como os projetos e soluções têm sinergia com os negócios de ambos, gerando uma conexão.
Juntamente com o Medtech Challenge, a J&J MedTech também acaba de lançar a Comunidade Healthtech, uma iniciativa que visa reunir diferentes entidades do setor da Saúde para incentivar e fomentar discussões sobre temas como educação, inovação aberta, desafios corporativos e tecnologias exponenciais. O MedTech Challenge e a Comunidade Healthtech são projetos de iniciativa Latam da companhia, e pela primeira vez serão realizados no Brasil.
*Com Olhar Digital
Foto: Shutterstock