Martagão adere a programa internacional para tratamento do câncer infantojuvenil

Martagão adere a programa internacional para tratamento do câncer infantojuvenil

16/09/2022 0 Por Redação

 

O Hospital Martagão Gesteira aderiu ao programa “Aliança Amarte”, projeto idealizado pelo Hospital de Amor, em Barretos (SP), em parceria com o St. Jude Children´s Research Hospital, de Memphis (EUA). A iniciativa busca as melhores estratégias para diagnóstico precoce e tratamento para pacientes infantojuvenis com câncer do mundo todo.

A adesão ocorreu durante o “II Encontro Aliança Amarte”, com representantes dos 25 centros oncológicos participantes. De acordo com informações do Hospital de Amor, o programa representa “a tentativa de aumentar a sobrevida de todas as crianças dos centros que estão envolvidos na Aliança. Trata-se de um trabalho colaborativo entre vários segmentos, com profissionais da área jurídica, serviço social e todas as outras de saúde, que fazem reuniões periódicas para desenvolver as melhorias”.

Dentre os pilares da Aliança, estão: equalizar diagnósticos; padronizar tratamentos; estudos epidemiológicos e de sobrevida, além de desenvolvimento científico e inovação. Depois do encontro, realizado no início desse mês, representantes dos centros participantes se reuniram para a assinatura do “Acordo de Cooperação entre instituições médicas de saúde para tratamento do câncer infantojuvenil”.

“Com esse evento, o Martagão entrou em um seleto grupo de instituições, que irá promover uma integração multidisciplinar, na intenção de melhorar a qualidade do tratamento das crianças com câncer, além de melhorar a sobrevida. É um projeto amplo e muito bem organizado, envolvendo cirurgiões oncológicos pediátricos, oncologistas pediátricos, patologistas e enfermagem oncológica pediátrica”, destaca o diretor presidente da Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Martagão), Braulio Xavier.

Com atendimento 100% pelo SUS, o Hospital tornou-se referência no atendimento pediátrico. Das cirurgias oncológicas feitas pelo SUS em pacientes da faixa pediátrica em 2021, o Martagão foi responsável por 67%. De janeiro a junho de 2022, o Hospital foi responsável por 40% dos atendimentos em oncologia na faixa etária pediátrica em todo o estado, também pelo SUS.

“Ao aderir a este programa, o Martagão terá a oportunidade de reforçar o tratamento dos pacientes oncológicos com os mesmos protocolos utilizados nos centros mundiais de referência na área”, acrescenta Xavier.

Hospitais de outros nove estados e do Distrito Federal participam do programa que contará com o suporte do Hospital do Amor, centro de referência no tratamento oncológico na América Latina, e do St. Judes, referência mundial no tratamento de câncer infanto-juvenil.

 

*Redação

*Foto: Divulgação