Anvisa determina apreensão de lotes falsificados do medicamento Somatropina
16/08/2022
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem recebido denúncias de falsificação do produto biológico Somatropina 20 mg, solução injetável. Foram identificados no mercado brasileiro produtos com rótulos não originais ou com a impressão de lotes não reconhecidos pelos fabricantes, tais como:
- Saizen (fabricante Merck S/A), somatropina, lote AB000569 (Alerta Rápido BR/ Falsificação/208.1.0)
- Norditropin (fabricante Novo Nordisk), somatropina, lote Lk96m38
A Anvisa informa que para todas as denúncias recebidas foram emitidos alertas rápidos (comunicados de informação urgente a destinatários nacionais ou internacionais) e publicadas medidas preventivas de apreensão, inutilização e proibição de comercialização, distribuição e uso dos produtos e que encaminhou dossiê de investigação sanitária à Polícia Federal, para auxílio nas investigações quanto às denúncias de falsificação.
O que fazer se suspeitar do medicamento que comprei?
Entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) do fabricante para identificar se o produto é original. Os meios para contato com as empresas estão disponíveis na embalagem e na bula dos produtos. A própria empresa deve encaminhar as informações para a Anvisa, caso suspeite de falsificação.
*Redação
Foto: Divulgação