Fisioterapia Preventiva: Uma aliada na promoção da Saúde
19/04/2022
No quadro “Especialista Fala” desta terça-feira (19), a Fisioterapeuta Camila Fagundes fala com exclusividade sobre a importância da fisioterapia preventiva para saúde, bem como das diferentes técnicas e habilidades utilizadas em cada paciente.
De acordo com Camila “em uma abordagem voltada à promoção da saúde, a fisioterapia preventiva foca seus esforços na prevenção e não apenas na reabilitação, proporcionando uma melhor qualidade de vida para diversos perfis populacionais”.
Além de ser uma ferramenta essencial para garantir a saúde geral das pessoas a fisioterapia preventiva é utilizada no tratamento de pessoas da terceira idade, em empresas afim de diminuir a incidência de falta dos trabalhadores, e para melhorar a performance de praticantes de diversos tipos de esporte. No entanto para cada grupo de pessoas são utilizados técnicas diferentes;
A fisioterapia preventiva para idosos
Compreende um conjunto de exercícios físicos e respiratórios com o objetivo manter a funcionalidade e o bem-estar do idoso, bem como evitar ou retardar complicações, preservar a função motora, prevenir a ocorrência de quedas e outros acidentes causados por limitações naturais da idade.
Fisioterapia Preventiva para empresas
As pressões características do ambiente corporativo, somados à postura inadequada e a movimentos repetitivos no local de trabalho, faz com que a fisioterapia se mostre uma excelente solução para ajudar os colaboradores a administrar este estresse. Além de reduzir a incidência de faltas ao trabalho e promover a saúde geral dos funcionários, ela atua na prevenção doenças psíquicas e osteomusculares que têm grande impacto na qualidade de vida e na produtividade do trabalhador.
Fisioterapia preventiva no esporte
O objetivo é evitar que o esportista sofra uma lesão, melhorando assim seu desempenho e rendimento nos treinos e competições. Entre os praticantes de atividades esportivas, o trabalho de prevenção deve ser feito por um fisioterapeuta habilitado e que conheça a fundo o esporte que seus pacientes praticam. Com este conhecimento, ele será capaz de avaliar os pontos principais e individuais que podem gerar lesões a curto, médio ou longo prazo.
Vale ressaltar que toda e qualquer técnica utilizada para prevenção deve ser com orientação de um profissional, afirma Camila.
Curtiu a matéria e quer agendar uma consulta com a Fisioterapeuta? Clique aqui.
*Redação
Foto:Shutterstock
Perfeita explicação, parabéns.