Após ataque hacker, mais de 1,5 milhão de doses da vacina contra Covid não foram registradas
18/04/2022
Mais de 1,5 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 que foram aplicadas ainda não constam no sistema e nem no comprovante dos usuários do ConecteSUS, plataforma do ministério para emissão do passaporte da vacina. O motivo é o ataque cibernético sofrido pelo site do Ministério da Saúde. As divergências ocorrem em dados de, pelo menos, três estados. São Paulo, Distrito Federal e Santa Catarina.
O estado paulista informou que cerca 1,4 milhão de novos registros de vacinação ainda precisam ser incluídos no sistema. Segundo a pasta estadual, os registros foram enviados no momento que o sistema federal voltou a operar em normalidade, meses após o ataque hacker que afetou a base de dados do Ministério da Saúde. Desde o ataque, foram aplicadas 23 milhões de doses no estado; dessas, 1,4 milhão ainda não foram incluídas.
Em Santa Catarina, a secretaria estadual de saúde confirmou que doses foram aplicadas – e que as mesmas ainda não constam no ConecteSUS, mas não especificou a quantidade.
Já o Distrito Federal informou que, até o dia 4 de abril, haviam 258.684 doses não registradas no sistema do Ministério da Saúde.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que “as plataformas federais de registro, envio e disseminação dos dados vacinais contra a Covid-19 estão em pleno funcionamento”.
De acordo com a CNN, a pasta disse que “o Departamento de Informática do SUS (DataSUS) segue à disposição para apoiar os estados e municípios que estejam encontrando dificuldades no envio destes dados, assim como vem apoiando desde o restabelecimento das plataformas”.
*Redação
Foto: Tang Ming Tung