Caso de raiva bovina em Minas Gerais é confirmado pela Vigilância Sanitária
24/02/2022
Um boi morreu depois de ter contraído o vírus da raiva. O caso ocorreu no município de Patos de Minas, localizado em Minas Gerais (MG), e foi notificado à Vigilância Sanitária da cidade. Depois, a Prefeitura iniciou uma campanha de vacinação de cães e gatos em um raio de 5km de onde o animal foi encontrado morto.
A situação aconteceu na semana passada, porém, o caso foi divulgado ao público geral pela Prefeitura de Patos de Minas apenas na última quarta-feira (23).
A suspeita é a de que o animal bovino tenha sido infectado por um morcego que estava contaminado com o vírus da doença da raiva. Com isso, o bloqueio antirábico realizado pela Prefeitura de Patos de Minas, em Minas Gerais vacinou 326 cães e 111 gatos.
“É importante destacar que a vacinação de bovinos e equinos contra a raiva passou a ser obrigatória, por conta do proprietário dos animais, embora não seja obrigatória a declaração junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). De toda forma isso muito ajudará para evitar ocorrências como essa”, disse a diretora da Vigilância em Saúde, Lílian Marinho.
Por se tratar de uma doença fatal que compromete o sistema nervoso central, humanos receiam que possam se contaminar, no entanto, seria raro. No ano de 2019, somente um caso de raiva humana foi notificado e no ano seguinte, foram dois. Já em novembro de 2021, uma criança de dois anos do Maranhão morreu após se infectar com raiva.
*Com Olhar Digital
Foto: Getty Images/iStockphoto