Unidades básicas de Saúde prosseguem na realização de testes da Covid-19 em Salvador
21/12/2021Para detectar o resultado de forma rápida do vírus da Covid-19 na população, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) prossegue na realização da testagem rápida oferecidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os testes estão sendo realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e podem ser feitos em mais de 40 UBS espalhadas pela cidade.
Podem procurar as unidades para realizar o teste de antígeno as pessoas com suspeita da doença ou que já estejam com sintomas. O resultado sai em até 45 minutos. Em caso de positivo e sintomas leves, o paciente é afastado de suas atividades para poder iniciar o isolamento, onde ainda será acompanhado de forma remota por um profissional de saúde da SMS. Em caso mais grave, o paciente é encaminhado para uma UPA, ou para internamento clínico ou de UTI, caso necessite.
Prevenção – A médica clínica da UBS do Pelourinho, Iana Macedo, ressaltou a importância de a população continuar se prevenindo contra o vírus da Covid-19. “Nós sabemos que a pandemia ainda não acabou e estamos também vivenciando um surto de gripe em toda a cidade. A população deve continuar tomando os devidos cuidados, como o uso de máscara, higienização das mãos, evitar locais fechados e aglomerados, além de tomar as vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe”.
Assim como nos postos, os pacientes com diagnóstico positivo são orientados a permanecer em isolamento domiciliar e a procurar os serviços de saúde da rede municipal em caso de agravamento do quadro clínico. A iniciativa é mais uma medida realizada através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para conter o avanço da epidemia da Covid-19. No local de testagem, também são distribuídas máscaras.
De acordo com o titular da SMS, Leo Prates, a estratégia é de suma importância para o monitoramento da circulação viral. “Salvador é uma das cidades que mais realizam a testagem no país. A implantação desta iniciativa auxilia de forma mais precisa o poder público no monitoramento da circulação do novo coronavírus. Além disso, a identificação dos pacientes positivos da Covid-19 ajuda na quebra da cadeia de transmissão, uma vez que o infectado é encaminhado de imediato para o isolamento domiciliar”, avaliou o gestor.
*Redação
*Foto: Reprodução