‘Mãe Salvador’: Sesab inicia entrega de cartões do transporte público para locomoção de gestantes no pré-natal
11/12/2021
Para garantir o comparecimento nas consultas de acompanhamento de pré-natal, a Secretaria da Saúde de Salvador iniciou nesta quinta-feira (9), a entrega dos cartões do transporte público para locomoção das gestantes. A ação faz parte do Programa Mãe Salvador, lançado no último dia 18 e até o momento, mais de 2,6 mil grávidas foram cadastradas no benefício municipal.
A entrega dos bilhetes aconteceu no 5° Centro de Saúde, na Avenida Centenário, a partir de agora essas gestantes contam com 30 passagens de ônibus (quantitativo variável a depender da idade gestacional). A estratégia tem propósito de ampliar e qualificar as ações de assistência às gestantes atendidas nas unidades de Atenção Básica do município.
O programa Mãe Salvador tem como meta alcançar 70% das gestantes com sete ou mais consultas de pré-natal, buscando reduzir a mortalidade materna na cidade. Os dados levantados pela SMS revelaram que as gestantes pretas e pardas possuem uma maior dificuldade em realizar, pelo menos, sete consultas de pré-natal – número indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Presente na ocasião, o subsecretário da Saúde, Décio Martins confirma que a ação de mobilidade garante a autonomia dessas mulheres no período da gestação. “O objetivo do programa é ampliar a assistência pré-natal, parto e puerpério das mulheres residentes em Salvador, facilitar o acesso dessa gestante ao serviço público de saúde, por meio do transporte público, mediante cadastramento junto à SMS, além de garantir consultas pós-parto para mães e bebês, bem como acesso ao teste do pezinho, por exemplo”.
Dados
Em 2020, cerca de 27,9 mil gestantes tiveram o acompanhamento nas unidades da rede municipal de saúde para a realização do pré-natal, exames e outros procedimentos durante a gravidez. Os dados foram coletados pelo grupo técnico da Rede Cegonha da capital baiana, com base no Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos do Ministério da Saúde.
*Redação
Foto: Secom