Atendimento nos multicentros aos finais de semana é ampliado até dezembro
22/11/2021Os Multicentros de Saúde de Salvador – Carlos Gomes, Vale das Pedrinhas, Amaralina e Liberdade – terão o atendimento aos finais de semana realizado também durante o mês de dezembro. A medida foi determinada pelo prefeito Bruno Reis, na manhã deste sábado, 20, e visa atender a alta demanda pelas consultas e procedimentos especializados, que estavam represados devido à pandemia de Covid-19.
Para esta ação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) investiu quase R$1,5 milhão de reais. O objetivo é ampliar à população a oferta assistencial no âmbito da atenção especializada.
As marcações de consultas e exames do mutirão também estão sendo feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas unidades básicas de saúde do Município. É necessário levar o documento de identidade com foto, CPF e requisição do exame (se houver).
Balanço
Desde o início da estratégia, no último dia 13, foram realizados 2.670 procedimentos no total, sendo 1.551 exames e 1.119 consultas especializadas.
Confusão
Na manhã deste sábado, 20, houve protesto em frente ao Multicentro Carlos Gomes, em Salvador. De acordo com os manifestantes, havia uma informação dos funcionários da unidade que iria ter marcação de consultas no local.
A Polícia Militar foi ao local para evitar tumulto. Agentes de trânsito também estiveram presentes para organizar o tráfego de veículos.
Os manifestantes só conseguiram entrar na unidade por volta das 8h30 para serem atendidos. Outros relataram que entraram para uma lista de espera de marcação.
Após mais de 1 hora do tumulto em frente ao Multicentro, o serviço voltou ao normal e não há mais aglomeração no local.
Em nota a Secretaria Municipal da Saúde informa que apesar da divulgação que não haveria o agendamento de procedimentos durante o mutirão nos multicentros de saúde nesse final de semana, a pasta foi surpreendida com um grande número de pessoas que procuraram o serviço de marcação de consultas e exames no Multicentro Carlos Gomes.
Por conta do grande fluxo, a SMS acolheu as cerca de 100 pessoas que encontravam-se na fila, cujos dados foram coletados para realização dos seus exames e consultas.
*Com informações do A Tarde
*Foto: Jefferson Peixoto / Secom