Milhares de peixes aparecem mortos no Rio do Sal, em Aracaju

Milhares de peixes aparecem mortos no Rio do Sal, em Aracaju

29/10/2021 0 Por Redação

Milhares de peixes apareceram mortos na quarta-feira (27), no Rio do Sal, no bairro Bugio, na zona Norte de Aracaju. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra os animais boiando. As informações são do F5News.

Pescadores artesanais aventaram a hipótese de a mortandade ter sido provocada por algum produto usado em viveiros de camarão que ficam nas proximidades, o que não foi descartado pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). Segundo a assessoria de Comunicação do órgão, uma equipe inspecionou o local e encaminhou a análise da água, para detectar qual substância provocou a redução do oxigênio que causou a morte dos peixes. 

Ainda conforme a Adema, está em curso um trabalho investigativo para que o órgão possa encaminhar às autoridades na esfera criminal potenciais responsáveis pelo dano, já estabelecido como fruto de ação humana. “Aquele tipo de mortandade não está atrelado a nenhum fenômeno natural”, diz a assessoria, reforçando a suspeita dos pescadores da região. “Acredita-se que algum tanque que foi limpo acabou contaminando [o rio], naquele momento de dinâmica da maré, e levando aqueles peixes à morte”, antecipa o órgão.

Pescadores que vivem da atividade para sustentar a família estão preocupados com a situação e revelam que essa não é a primeira vez que a mortandade de peixes acontece na região. Em janeiro do ano passado, moradores do bairro Soledade, também na Zona Norte, relataram o mesmo problema. 

A Adema informou ainda que, uma vez identificado o responsável pelo ato infracionário, este responderá administrativamente, com imposição de multa pecuniária, e criminalmente, nos termos da legislação ambiental vigente.

 

*Foto: Reprodução