Intervalo para doar sangue após vacina contra a Covid-19 é de 48h a uma semana
01/09/2021
A falta de informações corretas sobre o período em que o doador ao ser vacinado contra a Covid-19 deve esperar para poder doar sangue, gera dúvidas, e tem afastado os doadores dos Bancos de Sangue do Brasil.
“As pessoas ainda acham equivocadamente que precisam esperar um tempo mais longo do que o necessário para doarem sangue. E isso tem impactado na queda dos nossos estoques”, explica s captadora do Banco de Sangue de Salvador, Érica de Souza.
A captadora destaca a importância das pessoas se programarem para doar sangue neste momento em que o processo de vacinação está em ritmo acelerado no país, pois há um período de inaptidão temporária para cada vacina – Coronavac são 48 horas, AstraZeneca, Pfizer e Janssen são 7 dias.
“Os doadores que recebem o imunizante contra o coronavírus se tornam inabilitados a doarem sangue por um período curto que varia de 48 horas a uma semana. Por isso, é importante que eles estejam atentos a esse prazo e façam a sua doação antes ou depois de se vacinarem, e também incentivem seus amigos e familiares que estejam aptos a praticar esse gesto solidário que salva vidas”, afirma.
Érica de Souza ressalta a necessidade de incentivar os dois gestos. “Tanto a vacina, quanto a doação de sangue salvam vidas e são atos solidários. Quando nos vacinamos estamos também pensando na imunidade do próximo, e, ao doarmos sangue, estamos proporcionando que mais pessoas tenham direito à vida”, conclui.
Reforçando o período de inaptidão das vacinas:
- Coronavac – ao ser vacinado, a pessoa deve aguardar 48 horas para doar sangue;
- AstraZeneca, Pfizer e Janssen – a pessoa deve aguardar 7 dias.
O Banco de Sangue de Salvador informa ainda que a situação dos estoques continua crítica. No momento, o déficit das bolsas sanguíneas é de 45%, um fator preocupante, pois as demandas vêm aumentando em razão da retomada da vida social, do retorno de cirurgias eletivas, além dos pacientes que prosseguem em tratamentos de Covid, anemias, câncer, dentre outros procedimentos. A unidade atende a seis hospitais privados de Salvador.
A instituição segue rigorosamente todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 e mantém boas práticas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus.
Unidade São Rafael ampliou o horário de atendimento, inclusive aos domingos
O Banco de Sangue de Salvador, Unidade Hospital São Rafael, estendeu o seu horário de atendimento, passando a funcionar também aos domingos e feriados. Seu horário de atendimento amplo, feito diariamente das 7h às 18h, permite aos profissionais que têm um horário de trabalho mais restrito, e às pessoas em geral, organizarem suas agendas de forma que possam encaixar com mais conforto suas doações de sangue. O endereço é Avenida São Rafael, 2152.
Na Unidade Aliança, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h, na Av. Juracy Magalhães Júnior, 2096.
Requisitos básicos para doação de sangue:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
- Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
- Não ter diabetes em uso de insulina;
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido Doença de Chagas ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;
- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma;
Consulte nossa equipe em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.
Critérios específicos para o Coronavírus:
- Se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de COVID-19, aguardar 14 dias;
- Se contraiu COVID-19, aguardar 30 dias;
- Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen;
- Candidatos que viajaram para o exterior devem entrar em contato com o Banco de Sangue para entender o período que não pode doar (varia de país a país).
*Redação
*Foto: Divulgação