Morre o médico Sebastião Loureiro aos 83 anos e deixa legado na saúde

Morre o médico Sebastião Loureiro aos 83 anos e deixa legado na saúde

16/08/2021 0 Por Redação

 

 

Morreu neste domingo (15), o médico e professor Sebastião Loureiro, aos 83 anos. Graduado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (1964), “Tião”, como era conhecido, ainda foi mestre em Saúde Pública Tropical pela University of London (1968) e doutor em epidemiologia pela University of Texas System.

Sebastião Loureiro presidiu a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) entre 1985 e 1987 – tendo conduzido, na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, trabalhos que contribuíram para a incorporação do direito universal à saúde na Constituição Federal de 1988 – , a Associação Latino-Americana de Medicina Social (Alames) e a International Association of Health Policy (IAHP). 

Decano do Centro de Formação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), foi consultor da Secretaria de Saúde da Bahia e da Organização Mundial da Saúde. Além do título de professor emérito da UFBA (1995), Sebastião Loureiro recebeu da Assembleia Legislativa da Bahia o Diploma de Honra ao Mérito aos serviços prestados a saúde pública e ao desenvolvimento da ciência (2008); do Ministério da Saúde, a Medalha Oswaldo Cruz (2009), principal honraria do país a personalidades da área de saúde pública; e dos conselhos Regional e Federal de Medicina, o Diploma de Mérito Ético Profissional ao Médico.

 Em nota, o ISC despediu-se do professor “Tião”, como era carinhosamente chamado, definindo-o como “gentil, generoso, inteligente, criativo, sempre […] atento às possibilidades de inovação e desenvolvimento institucional, comprometido com o fortalecimento do campo da Saúde Coletiva e da luta social e política em defesa da Reforma Sanitária Brasileira e por uma sociedade justa e democrática.”

O médico deixa a esposa Tânia Godinho, e filhos Cláudio, Clarisse e Daniel. O enterro será às 17h, no cemitério Jardim da Saudade.

 

*Redação

*Foto: Reprodução / Abrasco