Butantan terá laboratório móvel para identificar variante Delta em SP
04/08/2021
O Instituto Butantan desenvolveu um laboratório móvel em um container para identificar a variante Delta da Covid-19 no estado de São Paulo.
O laboratório é capaz de fazer 300 análises genômicas por dia e oferece o resultado no mesmo dia. Ele vai circular por cidades do interior do estado, a começar por Aparecida do Norte, a partir desta quarta-feira (4/8).
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse ao Metrópoles, que “o laboratório móvel é parte de uma estratégia ampla de realização de testes, que começou no ano passado, e que evoluiu neste ano para a realização de amostras genotípicas dos testes para identificar variantes”.
“É uma unidade itinerante de alta complexidade no local onde às variantes estão sendo identificadas, é um laboratório de sequenciamento completo com capacidade de fazer 300 amostras por dia”, completou Covas.
“Ela vai fazer uma ampla testagem, verificar a incidência da variante Delta e sua importância epidemiológica na região e as medidas necessárias. Isso deve ser feito no estado inteiro, e neste sentido trabalhar de forma muito efetiva no controle destas variantes”, acrescentou.
Depois de Aparecida, o laboratório deve ir para a região da baixada santista, já que já há casos confirmados da variante Delta na região devido a chegada de navios no Porto de Santos.
*Redação
*Foto: Reprodução