Cientistas encontram mais um coronavírus inédito em morcegos
21/07/2021
Uma nova espécie de coronavírus em morcegos-ferradura foi identificada por pesquisadores da Universidade de East Anglia, da Sociedade Zoológica de Londres e do Public Health England (PHE), no Reino Unido. O estudo foi publicado na revista Scientific Reports na segunda-feira (19).
Os cientistas nomearam o coronavírus como RhGB01. O novo vírus é semelhante ao Sars-CoV-2, responsável pela Covid-19, mas não há evidências suficientes para afirmar que ele é capaz de contaminar humanos — se o vírus sofrer muitas mutações, pode evoluir o suficiente para isso.
Este é o primeiro coronavírus a ser encontrado no Reino Unido. Os pesquisadores acreditam que o vírus esteja evoluindo nos morcegos há muito tempo, mas só foi descoberto agora pois esse tipo de teste não vinha sendo feito antes.
Segundo o Metrópoles, a expert em zoonoses e uma das responsáveis pelo estudo, Diana Bell explicou ao site Eurekart que “ vírus semelhantes já foram encontrados em outras espécies na China, Sudeste Asiático e Europa Oriental. Já sabemos que diferentes coronavírus estão em outras espécies de mamíferos, e é um caso de ‘quem procura, acha’.
Os autores da pesquisa recomenda que pessoas em contato com morcegos ou fezes dos animais usem equipamentos de proteção adequados.
*Redação
*Foto: Reprodução