78% dos brasileiros temem desenvolver Alzheimer, aponta estudo

78% dos brasileiros temem desenvolver Alzheimer, aponta estudo

09/07/2021 0 Por Redação

 

Uma pesquisa publicada pela Alzheimer’s Disease International (ADI) — uma federação de associações que trabalham na conscientização, no combate à doença e no apoio a pacientes e famílias — aponta que 78% dos brasileiros estão preocupados quanto a desenvolver demência em algum momento e 95% dos participantes acreditam que irão desenvolver demência durante algum momento da vida.

Além disso, uma em cada quatro pessoas acredita que não há nada que se possa fazer em relação à demência. Mais de 85% dos entrevistados que vivem com demência afirmam que sua opinião não é levada a sério e cerca de 20% dos entrevistados manteriam em segredo seu diagnóstico.

Uma questão muito recorrente é que a maioria das pessoas não vê a demência como uma doença, mas, sim, como uma consequência normal do envelhecimento.

Para a médica geriatra Aishá Wenzinger, ainda existe um grande “estigma” sobre as pessoas com Alzheimer.

De acordo com ela, ainda existe a ideia de que as pessoas que vivem com a doença são ‘um peso para a família’, ou para o sistema de saúde, e que são pessoas ‘sem esperança’ ou incapazes de falar por si mesmas.

Para reduzir esse estigma, as estratégias mais eficazes — ressalta a médica geriatra — têm sido oferecer educação especializada sobre a demência; ter contato social com pessoas que vivem com demência; defender publicamente os direitos dessas pessoas e criar políticas públicas para essas pessoas. ( Com informações da CNN e Estadão Conteúdo)

*Foto: Pixabay