Butanvac começa produção nesta quarta-feira(28), anuncia Doria

Butanvac começa produção nesta quarta-feira(28), anuncia Doria

28/04/2021 0 Por Redação

 

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (28) o início da produção da vacina Butanvac — a primeira fabricada integralmente no Brasil pelo Instituto Butantan. 

De acordo com o governador João Doria (PSDB), o instituto iniciou hoje a produção de 1 milhão de doses do imunizante. O anúncio ocorre antes mesmo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar os testes do imunizante em humanos e, consequentemente, o uso emergencial a partir dos primeiros resultados.

Segundo Doria, a previsão de entrega de 18 milhões de doses da vacina é até a primeira quinzena de julho, quando já deve estar concluída o processo de análise das características do imunizante pela Anvisa e permissão para uso emergencial, ou definitivo. 

“Hoje o Brasil dá mais um importante passo para a independência científica e tecnológica para produção de uma vacina em nosso país. Uma vacina para proteger a população brasileira e salvar vidas. Um ativo da ciência, mas também um ativo econômico, social e um ativo de esperança para os brasileiros”, disse João Doria.

Ainda durante o anúncio, o governador de São Paulo cobrou celeridade da agência reguladora na análise dos critérios de aprovação da testagem e aplicação da vacina. “Menos burocracia e mais solidariedade é o que nós esperamos da Anvisa. Seguir os critérios científicos sim, mas lembrar que nós estamos diante de uma pandemia”, afirmou Doria.

 A Anvisa informou nesta terça-feira(27) que os documentos necessários para concessão da autorização de testes clínicos em humanos estavam incompletos. A tecnologia utilizada no desenvolvimento da vacina é a mesma utilizada pelo Instituto Butantan na produção da vacina

*Redação
*Foto: Divulgação