Casos de malária caem 10% no Brasil, diz Ministério da Saúde

Casos de malária caem 10% no Brasil, diz Ministério da Saúde

26/04/2021 0 Por Redação

 

Em 2020, foram notificados 140.974 casos da doença no país, redução de 10,5% em relação ao ano de 2019, quando foram notificados 157.454 casos. No entanto, os números ainda representam cenário de alerta, principalmente na região Amazônica. 

Segundo o Ministério da Saúde, apesar da redução nos casos de malária, no ano passado, o país registrou aumento de 32,6% nos casos por Plasmodium falciparum, espécie causadora de formas graves da doença. O P. vivax é a espécie mais prevalente, responsável por mais de 80% dos casos de malária no país. 

Na semana do Dia Mundial da Malária (25/04), o Ministério da Saúde lança a campanha para orientar a população e os profissionais de saúde sobre a doença, com recomendações para o diagnóstico e tratamento no tempo recomendado, evitando casos graves e óbitos. 

MALÁRIA NO BRASIL 

Cerca de 99% dos casos de malária no país estão concentrados na região Amazônica, nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. 

“Para diminuição dos registros, há a necessidade de garantir a continuidade e fortalecimento das ações de vigilância da doença, melhora na oportunidade no diagnóstico e tratamento, resposta rápida aos surtos, mobilização social e orientação de ações de prevenção da doença para a população, fortalecimento dos níveis locais, além do investimento contínuo, liderança política e do comprometimento de todos os envolvidos nas ações de vigilância, prevenção, controle e eliminação”, destaca o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros. 

 

*Redação

*Foto: Istockphotos