Gata morre após ser contaminada com coronavírus no Rio Grande do Sul

Gata morre após ser contaminada com coronavírus no Rio Grande do Sul

24/03/2021 0 Por Redação

 

A Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento recebeu, na última semana, a notificação da morte de uma gata de 2 anos, diagnosticada com coronavírus. O caso aconteceu em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.

Os tutores da felina tiveram a doença duas semanas antes do começo dos sintomas na gata. Ela desenvolveu sintomas de pneumonia, e um teste e uma contraprova detectaram o coronavírus na gata. Ainda não se sabe se ela desenvolveu a Covid-19.

“Ela teve complicações secundárias, continuou com a pneumonia e foi identificada a presença de bactérias, o que provavelmente foi a causa da morte”, afirmou André Streck, coordenador do laboratório de diagnóstico em medicina veterinária da Universidade de Caxias do Sul (UCS), ao UOL.

“É extremamente incomum um animal pegar a doença. É um caso raro. Mas é bom deixar claro que o gato se infectou mas não sabemos se o vírus causou a doença. A pneumonia pode ter sido desencadeada por outros fatores”, explica o pesquisador. Mais dois gatos vivem na mesma casa e não foram contaminados. Será feito o sequenciamento genético das amostras da felina para verificar se a versão era uma variante.

Segundo a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, tutores contaminados devem restringir o contato com pets, mantendo distância durante a infecção. Em caso de suspeita de contaminação, a indicação é procurar um veterinário. ( Com informações do UOL e Metrópoles)

 

*Foto: Pixabay