HAM suspende cirurgias eletivas por escassez de anestésicos e relaxantes musculares
23/03/2021
O Hospital Aristides Maltez (HAM), unidade de saúde especializada no tratamento do câncer, em Salvador, decidiu pela suspensão dos procedimentos cirúrgicos eletivos entre os dias 29 de março e 3 de abril.
Entre 29 de março e 1 de abril também permanecerá suspensa a matrícula de novos pacientes. A suspensão das atividades ocorre em função da falta de anestésicos e relaxantes musculares.
O superintendente da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), mantenedora do HAM, Dr. Humberto Luciano, disse ao Bahia Notícias que a dificuldade para a renovação dos estoques da medicação tem relação direta com o agravamento da Covid-19. A procura pelas substâncias tem crescido muito, sobretudo neste mês de março, pois são utilizadas no tratamento da doença pandêmica, com ênfase nas ocorrências de intubação, quando o paciente é submetido ao processo de ventilação mecânica.
O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) fez um levantamento e apontou redução crítica no estoque de pelo menos 22 fármacos de efeitos sedativos em mais de 20 estados brasileiros.
“Falta de anestésicos e relaxantes musculares para a compra. Nenhum fornecedor tem mais esse medicamento para vender. Nós estamos suspendendo as cirurgias programadas e a matrícula de novos pacientes por uma semana. As cirurgias serão retardadas em uma ou duas semanas”, explica.
Segundo Humberto, a decisão também atende a uma necessidade de reduzir a pressão sobre o sistema interno da unidade, a qual também tem dedicado cuidado a alguns pacientes infectados pela Covid-19.
“Nós já temos alguns pacientes com Covid-19 internados no hospital. Não estamos conseguindo transferir para outros hospitais especializados porque eles também já estão lotados”, explicou ao Bahia Notícias.
Os procedimentos de quimioterapia, radioterapia e os serviços ambulatoriais seguem funcionando normalmente e sem interrupções.
*Redação
*Foto: Joa Souza | Dreamstime.com