Segundo uma pesquisa realizada pela NHS, Agência de Saúde Inglesa, cerca de 2/3 dos pacientes que possuem o quadro grave da COVID-19 são obesos e perto de 40% estão na faixa abaixo de 60 anos. Nesse estudo foram analisados 194 pacientes internados nos centros de cuidados intensivos no Reino Unido.
A obesidade é uma doença inflamatória grave, geralmente vem acompanhada de comorbidades como pressão alta, diabetes, câncer, doenças cardiovasculares, e o seu maior fator de risco nos últimos tempos é o coronavírus. O estudo mostra que indivíduos com o IMC acima de 30 anos possuem o risco aumentado em três vezes mais para as complicações do COVID-19 e os indivíduos com IMC acima de 40 anos possuem o risco aumentado em até 6 vezes mais.
A especialista em Nutrição Funcional, Dra Cintia Calmon, afirma que pessoas com sobrepeso e obesidade assim como indivíduos que mantém o peso normal, porém, com adiposidade aumentada, possuem inflamação crônica, produzindo citocinas inflamatórias, as quais estão altamente elevadas em pacientes com o coronavírus, ocasionando uma redução drástica na imunidade.
*Da redação
*Foto de Miguel Á. Padriñán no Pexels